Sell in may and go away

Há quem diga que as primeiras bolsas de valores vieram da Grécia Antiga, outros dizem que surgiram da Roma. A primeira que oficialmente temos notícias é do século 15. E ao longo do tempo muita coisa mudou e também muita coisa sobreviveu com o tempo. Com a história também surgiram as lendas que perduram até hoje.

Lendas, do sentido mito popular sem nenhuma comprovação científica. Importante ressaltar!!

Sell in may and go away pela tradução literal significa: Venda em maio e vá embora. Quando escutei pela primeira vez essa expressão de um colega que sugeriu esta pauta (obrigada!), me questionei: Mas porquê Maio? E não Abril ou Julho?

Porém ela tem mais uma parte! Pouco conhecida porém necessária:

Sua frase original é: Sell in may and go away and come back on St Leger’s Day. Ou seja: Venda em maio e vá embora, volte no Dia de St Leger.

St Leger’s Day é uma importante data de setembro na Inglaterra. St Leger não é santo, é uma corrida de cavalo e os britânicos amam. Tipo Ação de Graças nos EUA ou Carnaval no Brasil, é bem popular lá e tradicional. E na bolsa da Inglaterra acontecia que os operadores das bolsas tiravam férias de maio até setembro. Isso reforçou bastante essa lenda.

Vender nossas ações em maio, ir embora e só voltar em setembro? Sim, essa é a lenda e a justificativa é por que historicamente as piores quedas das bolsas de valores aconteceram em maio. Porém há quem use como estratégia e pelo testemunho de muitos dá certo,

Curiosamente se você puxar o histórico das bolsas dos períodos de maio até setembro a lenda até que faz sentido mas na minha singela opinião nada mais do que mera coincidência e azar.

O mercado está sempre vulnerável a qualquer novidade no cenário político, ambiental, econômico e social, é muito doido se basear apenas numa crendice popular para montar estratégia de operar na Bolsa, não recomendo! A melhor estratégia sempre vai ser estudar a empresa na qual você está alocando seus recursos, buscando informações concretas e uma constante busca por novidades que envolvam o estabelecimento, fica a dica 😉

Anúncios

Deixe uma resposta