Qual a diferença de CDB, LCI e LCA?

Se você gosta do mundo da Economia provavelmente você já leu ou ouviu falar de alguma dessas siglas: CBD, LCI e LCA. Mas o que são exatamente e qual a diferença entre elas?

Títulos bancários são investimentos no qual você empresta o seu dinheiro para o banco com a garantia que em troca disso, depois de um tempo, ele te devolva o dinheiro com juros. O banco, que pegou o dinheiro com você, vai emprestar para outras pessoas em forma de empréstimos, cobrando muito mais juros do que irá lhe pagar depois.

Os títulos bancários mais famosos são os:

CDB> Certificado de Depósito Bancário

LCI> Letra de Crédito Imobiliário

LCA> Letra de Crédito do Agronegócio

Nos casos das LCI e LCA, como a própria sigla já diz, o banco empresta o dinheiro para o setor imobiliário ou do agronegócio, exclusivamente. Esses dois títulos também tem isenção de imposto de renda sobre o lucro, uma medida de incentivo por parte do governo para estes dois setores brasileiros crescerem e terem maior desenvolvimento.

Pelas CDB não serem exclusivas para determinados setores são mais comuns no mercado, devido a facilidade do banco oferecer a clientes em potencial. Mas no caso das CDB o governo cobra imposto de renda em cima do lucro.

Nos investimentos o imposto de renda funciona obedecendo uma tabela regressiva, ou seja, dependendo do prazo do investimento é uma alíquota de imposto de renda. Quanto mais tempo você deixar o dinheiro parado menor é o imposto de renda cobrado.

Além disso, para estas categorias de investimento o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) faz uma cobertura de até R$ 250.000,00, caso o banco quebre. Tornando assim esses tipos de investimento de classe baixo/médio risco.

Existem diferentes modalidades de pagamento dos CDB, LCI E LCA:

Pré fixado: No qual é prefixado o valor de juros pago ao ano.
Pós fixado: Pagam o percentual de um indexador, por exemplo o CDI (Taxa de Empréstimo entre Bancos). Oferecendo pagar 110% do CDI, por exemplo.
Pós e pré fixado (Misto): Quando há uma mistura, ou seja, uma oferta de pagar determinada % de juros + valor ligado a um indexador como a Selic e o CDI.

 

Anúncios

Deixe uma resposta